segunda-feira, 27 de junho de 2011

História em Quadrinho é Literatura

Desde de 2008, a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) vem trazendo quadrinistas para o evento, claro reconhecimento da arte sequêncial como gênero literário. Já passaram pela tenda dos autores da Festa, Neil Gaiman, Robert Crumb, Gilbert Shelton, Gabriel Bá, Fábio Moon, Rafael Grampá e esse ano está confirmada a presença de Joe Sacco. Pra que não conhece o cara, ele é um reporter que cobre áreas bem complicadas do mundo, como Faixa de Gaza e a Sarajevo dos anos 1990. Mas, transfere suas experiências investigativas para as páginas de HQ's. Baixe um dos trabalhos dele clicando aqui e conheça melhor a ótima obra do autor.
O canal de TV por assinatura GloboNews vem corroborando a tese de que HQ's são um gênero literário. Em muitos de seus programas vemos essa questão ser ratificada por reporteres, comentaristas e entrevistados. Em 2010, após 17 anos, o Rio de Janeiro recebeu um evento de HQ's, a RIO Comic Con. E o Programa da GloboNews, Espaço Aberto Literatura, fez um programa especial com os principais nomes do Evento. Se você não viu, confira o video logo abaixo e veja o programa na integra.
Uma coisa interessante no programa é o incentivo a novos talentos para os Quadrinhos. Palavras de encorajamento de grandes nomes da Arte Sequêncial.
Aproveitem



Um grande abraço a todos
Luiz Augusto de Souza

Um comentário: